quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMUNICADO

Prezados companheiros(as) uemianos(as),

Devido ao ato do governo em impor o retorno das atividades para "continuar com as negociações" sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos tecnicos administrativos da UEMA, os funcionários decidiram em Assembleia realizada hoje (dia 20/05) a tarde pela paralizaçãotemporária da greve e consequentemente, o retorno as aulas. Em mais uma demonstração de boa vontade em negociar, os servidores estão dando mais um voto de confiança ao Governo do Estado, que terá um prazo de 15 dias para concretizar as negociações caso contrário voltaremos ao estado de greve, automaticamente. Amanhã (dia 21/05) as aulas serão reiniciadas.

sábado, 15 de maio de 2010

INFORME

Em Assembleia realizada ontem (dia 14/05) na UEMA, os servidores decidiram que a greve vai continuar mais firme do que nunca pois sabem muito bem que o Governo do Estado não tem carater a altura para cumprir o que promete ( Governo disse em nota que não negocia enquanto a greve continuar) e que essa tentativa de impor a volta ao serviço só demonstra que o movimento a cada dia está ganhando mais força e repercussão tanto no cenário estadual como nacional.


CONVOCAÇÃO


Camaradas, a luta continua!

Reunião para organizar o proximo manifesto:
Data: 18/05/2010
Local: Auditorio da UEMA
Hora: 9:00 H da manhã

Manifesto:
Dia: 19/05/2010
Ponto de encontro: Pátio da UEMA
Hora: 15:30H

OBS: Esse proximo manifesto terá a presença do pessoal do IBAMA.


VAMOS A LUTA, COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS!


Saudações a todos!



Atenciosamente,


DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - JOSIAS MORAIS

Manifestação dos alunos do CESI-UEMA ganha destaque na Câmara

A greve da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi tema de discurso do Deputado Domingos Dutra (PT-MA) nesta quinta-feira (13). Em seu pronunciamento, afirmou que a Universidade está há mais de 50 dias em greve, paralisando 36 mil estudantes.

O Deputado Dutra afirmou que a Governadora do Maranhão, Roseana Sarney, responde às reivindicações dos servidores com polícia, terror e autoritarismo. Na última quarta-feira (12), houve confronto entre grevistas e Polícia Militar no campus da Universidade em Imperatriz. “O Secretário de Administração trata os professores e servidores como se eles não tivessem importância”, argumentou.

Ao final do breve pronunciamento, denunciou as atitudes da Governadora frente à greve. “Em vez de polícia, abra negociação com os professores”, aconselhou o Deputado Dutra. Também solicitou ao Deputado Federal Cleber Verde, que indicou o Secretário de Administração do Governo, “que chame o processo à ordem e mande ele respeitar os professores”, concluiu.

Leia, abaixo, o discurso na íntegra:

Sr. Presidente, os servidores e professores da UEMA, única Universidade Estadual do Maranhão, estão em greve há51 dias. Trinta e seis mil estudantes estão prejudicados. A Governadora do Estado responde às reivindicações justas dos servidores e professores com polícia, terror e autoritarismo.

Ontem, na cidade de Imperatriz, houve confronto entre a Polícia Militar e os grevistas. O Secretário de Administração trata os professores e os servidores como se eles não tivessem nenhuma importância.

Portanto, denunciamos, mais uma vez, e solicitamos à Governadora Roseana que, em vez de polícia, abra as negociações com os professores. E solicitamos ao Deputado Cleber Verde, que indicou o Secretário de Administração, que chame o processo à ordem e mande ele respeitar os professores.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MANIFESTAÇÃO UEMA NA RUA 12/05/2010

Cerca de 80 alunos da Cesi-Uema de Imperatriz foram as ruas no dia 12 de maio de 2010, 80 corajosos alunos foram protestar contra o descaso do Governo do Estado do Maranhão para com a nossa universidade. São 54 dias de greve, e a governadora Roseana Sarney, trata com desdém, os servidores e alunos da instituição. E mesmo poucos, diante da imensa quantidade de alunos que o Cesi-Uema possui, conseguimos, mesmo com a incompreesão de alguns "cidadãos", mesmo depois de sofrer abusos e com a truculência da polícia militar, que tentou nos intimidar com spray de pimenta, balas de borracha e armas apontadas contra nossas cabeças. Parabéns aos manifestantes que tiveram o compromisso consigo mesmos e para com a Instituição. Foi uma iniciativa louvável. A luta continua. Roseana, quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro.

Veja os vídeos abaixo:

Parte 1



Parte 2



Parte 3



Parte 4



Parte 5



Parte 6



Parte 7



Parte 8



Parte 9






Veja algumas fotos:


















terça-feira, 11 de maio de 2010

Convocação


O DCE-JM sensibilizado com o desdém por parte do Governdo do Estado, em relação à greve dos servidores da UEMA, que completa hoje, 53 dias, convida a todos os estudantes para uma manifestação em marcha pelas principais ruas da cidade de Imperatriz. A concentração será apartir das 7:00 horas no CESI-UEMA.

RESUMO:

Manifestação em marcha pelas principais ruas da cidade.
Data: 12/05/10
Local de concentração: Cesi-Uema
Horário: 7:00 horas (no Cesi-Uema)